Beleza

Sete segredos de especialista que deixam a decoração mais bonita e funcional


Além de bonita, a decoração da casa precisa trazer praticidade para os seus ambientes e cotidiano. Para te ajudar a deixar tudo perfeito, descubra os segredos de profissional que fazem toda a diferença na amplitude, organização e funcionalidade dos espaços.

APOSTE EM CORES CLARAS

Investir em cores claras pode fazer muita diferença em um cômodo, principalmente quando ele é pequeno. “Elas tem o poder de refletir a luz, e locais iluminados realmente parecem maiores. Pinte as paredes de branco e use tons claros no que é grande, o único cuidado está em não deixar sem graça. ALIE COM PONTOS ESCUROS E CORES VIVAS QUE VOCÊ GOSTA NOS DETALHES para ter o melhor dos dois lados”, explica a arquiteta NATHÁLIA OTONI, da Óbvio Arquitetura.

QUER COLOCAR CORES NAS PAREDES? Com um pequeno truque você pode colorir e ainda assim ter a sensação de amplitude. “Você pode PINTAR COM A COR QUE DESEJAR E AÍ USAR O MOBILIÁRIO CLARO PARA ABRIR O AMBIENTE. As duas formas funcionam: parede colorida com mobília clara, ou parede branca com mobiliário colorido, vai da sua vontade e sensibilidade”, garante o arquiteto CIOLI STANCIOLI.

USE O ESPELHO A SEU FAVOR

Os espelhos são grandes aliados da decor, isso porque enfeitam e ao mesmo tempo alargam os ambientes. “É uma ótima dica e quando bem aplicado ajuda muito. Você sempre deve valorizar o menor sentido da sala, então COLOQUE DE MANEIRA QUE ELE REFLITA O LOCAL QUE É MENOR NO SEU ESPAÇO”, indica Nathália.

No quarto, caso não tenha muito espaço para colocar na parede, Stancioli aconselha que ele esteja em uma das portas do armário. “Você pode usar em uma parede inteira, em uma parte dela ou até perto do teto para que o pé direito pareça maior, é um recurso que vale a pena”, completa.

DISPOSIÇÃO CORRETA DOS MÓVEIS

Você não precisa trocar os móveis para deixar a casa mais bonita ou espaçosa, muitas vezes basta alterar a disposição para que tudo fique mais harmonioso. “É melhor optar por ter menos mobília e deixar um espaço entre elas, sempre usando linhas horizontais. Eles devem ser colocados de maneira que não exista circulação cruzada, ENTÃO SEMPRE TENTE DISPOR DE UMA FORMA QUE SÓ SE CRIE UM LUGAR DE PASSAGEM. Não ter que ficar circulando entre objetos otimiza a área útil e deixa o espaço mais amplo”, aponta Nathália.

MENOS É MAIS

Você tem o costume de ir acumulando pequenas decorações e objetos? Faça a manutenção periodicamente, verificando o que ainda serve e o que parece estar ali sem nenhum propósito. “ITENS ABARROTADOS DIMINUEM OS ESPAÇOS, ASSIM COMO ESCOLHER COISAS MUITO GRANDES PARA UM LUGAR PEQUENO. Tire tudo que está em excesso, e antes de comprar qualquer peça tenha a certeza de que ela cabe ali para não acabar jogando dinheiro fora ou deixando uma aparência que não é agradável”, adverte Stancioli.

MÓVEIS MULTIFUNCIONAIS

Quanto menor o cômodo, maior a necessidade de ter móveis que cumpram várias funções. Isso te ajuda a salvar metragem e ainda deixa tudo mais organizado. “ELES SÃO ÓTIMOS E VOCÊ DEVE APROVEITAR UM MÓVEL PARA TER O MÁXIMO DE FUNÇÕES POSSÍVEIS e evitar colocar um número grande de peças. O rack pode assumir tranquilamente a função de um aparador, por exemplo”, conta Nathália. Mesas de centro devem possuir gavetas para guardar objetos, estantes e prateleiras podem ter ganchinhos para pendurar itens e baús com estofado em cima cabem perfeitamente no lugar de poltronas.

INVISTA EM ILUMINAÇÃO

Há quem se esqueça da importância de um bom projeto de iluminação, que deve ir muito além daquela luz única no teto. “Ela muda completamente e é um dos pontos principais em uma casa. VALE INVESTIR NO LED PARA LUMINÁRIAS E ATÉ NO TETO. Muita gente acha que se incluir mais lâmpadas vai gastar mais, mas elas trazem uma economia altíssima na conta e ainda duram muito tempo. Então não tenha medo, e aposte em pontos diversos de iluminação”, fala Stancioli.

PAREDE SEMPRE LIMPA

Suas paredes ficam sujas e precisando de pintura constantemente? A melhor solução é apostar em tintas laváveis, que eliminam a necessidade de repintar. “ELA É RECOMENDÁVEL PARA TODO MUNDO, PRINCIPALMENTE PARA QUEM TEM CRIANÇAS E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, porque a pintura continua bonita e adequada mesmo sem nenhuma manutenção. O preço é um pouco mais alto que o da versão comum, mas vale a pena ter em áreas de maior circulação e onde se recebe visitas, porque no final se gasta menos para ter um local sempre limpo e agradável”, garante Nathália.

Autor: Redação Ferreguion

Tecnologia do Blogger.