Beleza

Como lavar os cabelos em 5 passos


1) Lave menos os cabelos. Tem gente que tem os fios naturalmente oleosos mesmo e não tem muito o que fazer nesse caso. Mas muita gente tem cabelo normal e provoca oleosidade (água quente, atrito com água, atrito com toalha, secador de cabelo: tudo isso provoca oleosidade). Sei bem porque por bastante tempo esse foi meu caso, sempre achei que meu cabelo fosse oleoso e lavava diariamente. Só que os fios foram ficando cada vez mais ressecados e resolvi tentar lavar um dia sim, um dia não. Para minha surpresa, aos poucos fui descobrindo que não tenho o cabelo oleoso, hoje se eu quiser posso até aumentar o intervalo entre as lavagens que ele vai continuar digno, com as raízes normais. Também não quero dizer para ir à academia, voltar suada e ficar com o cabelo assim mesmo. Mas vejo muita gente que lava o cabelo totalmente sem necessidade – se você chegou em casa hoje e sabe que amanhã não vai sair de casa, deixe para lavar amanhã. Ou no outro dia, antes de sair. Diminuir um tiquinho o ritmo de lavagens faz bastante diferença, acreditem!

2) Na hora de aplicar o shampoo, evite encher a mão de produto e espalhar no cabelo todo fazendo aquela maçaroca. Divida o processo em dois – e a quantidade de shampoo também (precisamos de muito menos shampoo do que achamos que precisamos). Da primeira vez, aplique só um pouquinho e massageie o couro cabelo, sem juntar todo o comprimento dos fios junto. Na hora que você enxágua, a espuma que vai passar pelo resto do cabelo é o suficiente para limpá-lo. Depois do enxágue, repita o processo, de novo com menos produto do que costuma usar (sei que tem gente que faz esse método do potinho, mas eu vivo esquecendo, então ponho o shampoo na palma da mão e esfrego um pouquinho antes para começar a fazer espuma e aí aplico).

3) Não esfregue demais e enxágue bem. Curiosamente, a coisa que mais detona o cabelo é justamente lavá-lo, então o melhor é ser rápida e eficiente nessa tarefa. Massageie o couro cabelo com shampoo delicadamente e de forma homogênea e aí enxágue. Não precisa ficar cinco minutos esfregando a cabeça com aquela super força. E lembre de não sair do banho com resíduos de shampoo ou condicionador, porque isso deixa o cabelo bem pesado depois.

4) Água fria é uma coisa maravilhosa, deixa o cabelo brilhante e agride menos que água super quente. Sempre que falo isso as pessoas me olham como se eu fosse completamente biruta, mas se eu consigo lavar o cabelo com água fria em Curitiba (obviamente não sempre, no inverno realmente não rola), é totalmente possível no resto do país, onde faz calor praticamente o ano todo. Também não precisa tomar banho frio toda vez, mas se você faz isso uma vez ou outra, também já diminui mais um pouco as agressões aos fios.

5) Quando sair do banho, evite fazer aquele turbante com a toalha muito forte e ficar com aquilo na cabeça por tipo uma hora enquanto decide que roupa usar. Use só para passar hidratante/se vestir com mais praticidade, mas depois tire para evitar que o couro cabeludo fique abafado (sei que tem gente que prefere até usar uma camiseta de malha velhinha para esse processo).

Autor: Redação Ferreguion

Tecnologia do Blogger.